O valor secreto escondido no seu produto. Como o vinho te ensina sobre o perfil dos seus clientes e o valor do seu produto ou serviço?

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O que fazer para triplicar o valor do seu produto e, ainda assim, agradar o seu cliente? Qual a parte escondida no seu produto que é a mais valiosa? Por que você não está cobrando pela essência do seu produto. Por que?

O vinho assim como o seu
produto ou serviço tem uma tarefa funcional, social e emocional. Veja como os 4
perfis abaixo interpretam o valor do vinho, assim como interpretam o valor do
seu produto ou serviço.

1º perfil: São os clientes que só querem a tarefa funcional do seu produto ou serviço
Este perfil chega em um restaurante
e quer beber algo para acompanhar a comida, ele (a) pede um vinho ao garçom,
que de prontidão, já pergunta, branco, rosé ou tinto? Esse perfil de cliente
sempre responderá com um, tanto faz. Ele (a) só precisa de uma bebida para
acompanhar a comida.

Se o garçom perguntar se tem
alguma preferência por alguma uva, se quer em uma certa temperatura, se quer um
balde de gelo, se quer um a taça específica, se quer deixar o vinho descansar ou
se quer fazer uma harmonização, a resposta sempre será, tanto faz.

Ele (a) quer um vinho para
beber e que acompanhar a comida dele (a) independente da comida dele (a) ser
peixe, frango, carne, massa ou comida vegana. Para ele (a) tanto faz. Você deve
ter clientes para o seu produto ou serviço que tanto faz, porque ele (a) só quer
a tarefa funcional.

2º perfil: São os clientes que sabem, que além da tarefa funcional, também têm conhecimento de alguns outros benefícios
Estes (as) já sabem qual o
vinho que acompanha frango, carne, peixe ou massa, mas não sabem exatamente
qual a uva, taça ou harmonização ideal. Você deve ter clientes que querem algo
mais, além das tarefas funcionais, que exploram os outros e benefícios do seu
produto ou serviço e são curiosos. Querem aprender.

3º perfil: São clientes que se importam com as características das tarefas sociais
Estes (as) precisam demonstrar
para o grupo que pertencem, que têm um conhecimento mais aprofundado sobre o
assunto. Que entendem do que estão falando. Querem ser reconhecidos (as). Querem
status e poder. Entendem da taça adequada, da temperatura certa, da harmonização
e vão querer compartilhar este conhecimento. Você deve ter clientes que compartilham
sobre os seus produtos e serviços para serem aceitos em alguns grupos, que querem
mostrar que têm status por consumi-los e querem falar para todo mundo, para que
os outros também consumam.

4º perfil: São clientes que se importam com as características das tarefas emocionais
Estes (as) precisam viver a
experiência na sua plenitude. Precisam do ambiente, iluminação, falam das
viagens que fizeram, das uvas que experimentaram, colecionam rolhas, contam
histórias, sabem que o vinho desperta os 5 sentidos, curtem o ritual da
entrada, do prato principal, da sobremesa, tem os aplicativos de vinho,
conhecem regiões e se envolvem em todo o momento para que aquele seja uma
momento inesquecível para as pessoas que estiverem na mesa. Se importam com a
experiência. Pagam o preço que for para vivê-la. Fotografam e eternizam este
momento em suas lembranças, como momentos únicos. Você deve ter clientes que viveram
experiências e histórias com seus produtos e serviços que devem ter sido
únicos.

Se migrar do perfil 1 para o
perfil 4, você vai achar uma mina de diamante em cada perfil. O segredo está nas tarefas socias e emocionais que o seu produto atende. Faça isto e um brinde. Tin tin.

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